Mostrar mensagens com a etiqueta F. Pessoa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta F. Pessoa. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Projecto de vida...


"Viver uma vida desapaixonada e culta, ao relento da ideias, lendo, sonhando, e pensando em escrever, uma vida suficientemente lenta para estar sempre à beira do tédio, bastante meditada para se nunca encontrar nele. Viver essa vida longe das emoções e dos pensamentos, só no pensamento das emoções e na emoção dos pensamentos".
Fernando Pessoa,Livro do Desassossego

quarta-feira, 6 de junho de 2007

A beleza da flor


“Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta,
Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,
Pergunto a mim próprio devagar
Porque sequer atribuo eu
Beleza às cousas.
Uma flor acaso tem beleza?
Tem beleza acaso um fruto?
Não: têm cor e forma
E existência apenas.
A beleza é o nome de qualquer cousa que não existe
Que eu dou às cousas em troca do agrado que me dão.
Não significa nada.
Então por que digo eu das cousas: são belas?


Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver
Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens
Perante as cousas,
Perante as cousas que simplesmente existem.

Que difícil ser próprio e não ser o visível

Alberto Caeiro
11-3-1914