segunda-feira, 14 de maio de 2007

Participação - o longe se faz perto


LIVROS DE COMER



“nem só de pão vive o homem”


A gastronomia está presente em vários tipos de obras literárias. Depois de ser uma necessidade de sobrevivência é também um prazer que, como todos os outros pode tornar-se excessivo mas pode também ser requintado.


Conhecem-se tratados de gastronomia pelo menos desde a época clássica. No Renascimento este tipo de literatura desenvolve-se. É nesta época que vamos encontrar o “Codex Romanoff”muito provavelmente da autoria de Leonardo da Vinci.

Este códice deu origem ao livro”Notas de cozinha de Leonardo da Vinci.” Estava-se no que hoje é a Itália, em finais do século XV. O génio multifacetado de Leonardo da Vinci também se interessa pela gastronomia e por tudo o que ela envolve desde os utensílios, aos ingredientes, aos hábitos alimentares e costumes à mesa.

Neste livro as receitas aparecem de uma forma pouco ordenada e entrecortadas por considerações variadas:

As principais necessidade de uma cozinha

Em primeiro lugar, é necessária uma fonte de fogo constante, uma provisão constante de água a ferver. Depois um chão que esteja sempre limpo. Também aparelhos para limpar, moer, cortar, pelar. Um utensílio para afastar da cozinha os fumos e odores e enobrecê-la com um ambiente doce e fragante. Também música, pois os homens trabalham melhor e mais alegremente onde há música. E, por último, um engenho para eliminar as rãs dos barris de água de beber


Para a concretização dessas necessidades desenha uma variedade de máquinas e maquinetas cujos desenhos se encontram no livro
Engenho para eliminar as rãs dos barris de água de beber


Podemos ainda vislumbrar outros interesses através dos títulos de alguns capítulos tais como:

“De uma alternativa às toalhas sujas”
“Da correcta arrumação dos convidados doentes á mesa”
"Das máquinas que ainda hei-de desenhar para as minhas cozinhas”
“Das vantagens de uma dieta moderada”
De como lidar na cozinha com as moscas pestilentas”
“Das condutas indecorosas à mesa do meu senhor”
“Das propriedades medicinais de algumas ervas”
“da maneira correcta de sentar um assassino à mesa”
Etc.


Sem comentários: